O dia do consumidor é celebrado mundialmente todo dia 15 de março. A criação da data foi inspirada por um discurso do então presidente dos EUA John Kennedy, destacando a importância de uma relação justa e transparente entre consumidores e empresas e a necessidade de se preservar os direitos básicos do consumidor.
Por conta desta data, acontece a “Semana de proteção ao consumidor”, que são 7 dias em que a comissão federal do comércio dos Estados Unidos e instituições de todo mundo abordam de maneira ampla, o tema, tornando o assunto popular por meio de redes sociais, via fóruns e palestras, entre outros canais de comunicação.
O foco da campanha é a conscientização de todas as cadeias de compra e venda. O Procon de São Paulo sempre apresenta e compartilha conteúdos informativos a fim de educar o consumidor sobre seus direitos e deveres.
Aproveitando a movimentação, o comércio utiliza a data para prestigiar o consumidor com promoções.
No Brasil lojas, principalmente com presença online, fazem promoções e muitas ações para chamar atenção do público. Isso torna a data, que teoricamente seria para cunho informativo, como uma data comercial a fim de prestigiar o cliente e em contrapartida, aumentar a receita no primeiro trimestre do ano.
Em 2021, mais do que nunca, esse período merece atenção.
Datas como estas são boas oportunidades para movimentar a economia e baixar estoques, diante de todas as incertezas da crise derivada da pandemia.
Prepare-se para vender e comprar nessa data.
Sua loja virtual está pronta para vender com segurança na internet durante esse movimento?
Certifique-se disso agora, lendo a matéria sobre como vender com segurança na internet e venda sem fronteiras na semana do consumidor.