Você que faz vendas pela internet com certeza já ouviu falar do temido chargeback. Essa palavra importada do vocabulário americano significa estorno. Isso mesmo, chargeback é quando o titular do cartão não reconhece uma compra, entra em contato com a adquirente ou bandeira do cartão, e solicita o estorno da venda.
Entende-se que o chargeback é um instrumento para segurança das operadoras de cartão e para os próprios clientes. Mas como fica a loja online diante de uma fraude, quem poderá os defender?
Para o lojista, além do prejuízo financeiro, com o valor da venda estornado, existem também multas e consequências que podem ser devastadoras para o empreendedor.
Quer saber como proceder no caso de ChargeBack, Clique aqui e fale com nossa especialista em segurança digital.
Antes de tudo, você precisa entender que no mundo online nem tudo são flores, e nem sempre chargeback são fraudes.
• Auto fraude – Ocorre quando o próprio titular do cartão faz o uso com má fé, realizando uma compra e não reconhecendo- a posteriormente. Isso também é comum no caso de desacordo comercial, a lista de motivações é imensa e muito variada.
• Fraude amigável – Neste caso, não existe má intenção do titular. A fraude amigável acontece quando alguém da rede de convívio dessa pessoa tem acesso ao cartão ou as informações pessoais e bancárias do titular, e consegue fazer a compra. Também pode acontecer quando o titular empresta seu cartão e quando chega a fatura, não se lembra e faz a contestação, por não reconhecer a compra.
• Fraude efetiva – É aquela onde um falsário faz uma compra utilizando dados roubados. É a mais comum em lojas virtuais, onde a venda não é presencial, não necessitando da comprovação de identidade do comprador. Sabemos que existe uma cadeia que sustenta o mercado de fraudes com contrabando de informações, e nesse caso, não tem muito o que ser feito.
Quer saber como proceder no caso de ChargeBack? Clique aqui e fale com nossa especialista em segurança digital.
Agora que você sabe que são basicamente 3 tipos de fraudes, e que as pessoas são más, e tanto o fraudador criminoso, quanto o amigo da onça, e até o titular do cartão espertinho podem trazer prejuízo para o seu negócio, vamos te contar o que ninguém fala: SEGURANÇA É INVESTIMENTO, invista em um bom sistema de antifraude.
É indispensável fazer uma análise de risco do segmento e mercado de atuação da sua loja online, e dedicar uma atenção extra especial na maneira que é verificada cada venda. Às vezes, por excesso de segurança você pode reduzir significativamente a sua taxa de conversão, daí, você não vai ter risco com fraudes simplesmente por não vender, e a intenção não é essa. Um bom antifraude deve fazer você vender mais, com confiança e sem fronteiras.
Caso você esteja fazendo as análises usando ferramentas próprias, já parou para pensar que poderia investir o tempo dedicado nas análises de risco pensando em soluções de como vender mais?
É valido entender antes de tudo, como funciona um sistema contra fraudes, quer saber como escolher um bom antifraude para o seu negócio? Clique aqui e fale com nossa especialista em segurança digital.
Compartilhe nosso conteúdo, e se ficou alguma dúvida, você pode falar sem burocracia direto com um dos nossos especialistas, clicando no botão aqui embaixo.